Contextualização

Convocando o Projecto Educativo de Escola (PEE), nomeadamente o campo respeitante à estratégia global para a escola, verifica-se que entre as propostas apresentadas sobressai a necessidade do desenvolvimento de práticas de avaliação interna mediante a reestruturação da equipa de auto-avaliação da escola e de envolvimento de todos os agentes no processo de auto-regulação da escola. Recorrendo ao relatório da Inspecção-Geral da Educação (IGE), decorrente do processo de avaliação externa realizada na Escola a 12 e 13 de Abril de 2010, nomeadamente, no domínio “Capacidade de auto-regulação e melhoria da Escola”, sublinha-se que a Escola “não dispõe de um modelo estruturado e organizacionalmente assumido de auto-avaliação que lhe permita, de forma sistemática, avaliar quer as actividades desenvolvidas quer as suas estruturas pedagógicas”. 

Os aspectos apontados pela IGE são, como se pode constatar, no âmbito da AA, congruentes com as estratégias de acção definidas no PEE da escola. Com efeito, tanto o PEE como o relatório da IGE registam deficiências no domínio do processo de auto-regulação da escola, considerando aquele organismo que a auto-avaliação está a ser realizada de forma incipiente. Tomando em linha de conta estes dados, a Escola concluiu sobre a necessidade da construção de um procedimento de AA de uma forma sustentada que permitisse fazer o mapeamento da escola relativamente aos elementos apontados na legislação em vigor.