Objectivos

O processo da auto-avaliação pretende, fundamentalmente, dotar a comunidade escolar de instrumentos para corrigir e melhorar o seu funcionamento e fornecer aos utentes directos da escola (estudantes e encarregados de educação) e aos utentes indirectos (comunidade local) elementos que lhes permitam fazer uma leitura mais clara da qualidade dos estabelecimentos de ensino, orientando escolhas e intervenções.
Cf. Conselho Nacional de Educação (CNE): Parecer n.º 3/2010 - Parecer sobre avaliação externa das escolas (2007-2009)

Especificamente e, de acordo com a Lei nº 31/2002 (art.º 3º), o sistema de avaliação tem como objectivos:
  • Promover a melhoria da qualidade do sistema educativo, da sua organização e dos seus níveis de eficiência e eficácia, apoiar a formulação e o desenvolvimento das políticas de educação e formação e assegurar a disponibilidade de informação de gestão daquele sistema;
  • Dotar a administração educativa local, regional e nacional, e a sociedade em geral, de um quadro de informações sobre o funcionamento do sistema educativo, integrando e contextualizando a interpretação dos resultados da avaliação;
  • Assegurar o sucesso educativo, promovendo uma cultura de qualidade, exigência e responsabilidade nas escolas;
  • Permitir incentivar as acções e os processos de melhoria da qualidade, do funcionamento e dos resultados das escolas, através de intervenções públicas de reconhecimento e apoio a estas;
  • Sensibilizar os vários membros da comunidade educativa (CE) para a participação activa no processo educativo;
  • Garantir a credibilidade do desempenho dos estabelecimentos de educação e de ensino;
  • Valorizar o papel dos vários membros da CE, em especial dos professores, dos alunos, dos pais e encarregados de educação, das autarquias locais e dos funcionários não docentes das escolas;
  • Promover uma cultura de melhoria continuada da organização, do funcionamento e dos resultados do sistema educativo e dos projectos educativos;
  • Participar nas instituições e nos processos internacionais de avaliação dos sistemas educativos, fornecendo informação e recolhendo experiências comparadas e termos internacionais de referência.
No caso da AA da ES/3 Arquitecto Oliveira Ferreira, os objectivos que nos orientam decorrem da necessidade de vermos implementado um plano integrado e global que sustente o desenvolvimento de práticas sistemáticas de auto-avaliação, indutoras da melhoria da Escola. Dito de outro modo, pretendemos desenvolver um dispositivo de auto-avaliação que responda às exigências da regulamentação em vigor, bem como às necessidades da escola.

De uma forma mais pormenorizada é nossa intenção: 

- Dispor de um modelo estruturado e organizacionalmente assumido de auto-avaliação;
- Construir mecanismos contextuais e consolidados de auto-avaliação que permitam realizar um trabalho de sustentabilidade do progresso da escola;
- Criar instrumentos de monitorização das iniciativas e processos adoptados;
- Dotar a escola de instrumentos que permitam avaliar, de forma sistemática, as actividades desenvolvidas e as estruturas pedagógicas;
- Acompanhar o grau de concretização do PEE;
- Contribuir para a emergência de uma cultura de avaliação escolar;
- Adoptar estratégias sustentadas tendo em vista a melhoria do sucesso escolar e educativo;
- Contribuir para a assunção de uma escola de qualidade partilhada e desejada por toda a CE;
- Cooptar os vários membros da CE para a participação activa no processo de auto-regulação da escola.